A criança e o seu animal de alma

Um dos mais desconhecidos e maravilhosos escritores franceses, Anatole France, proferiu uma frase que nos toca o coração: “enquanto você não amar um animal, uma parte da sua alma estará adormecida”. Por isso a criança e o seu animal de estimação são capazes de criar vínculos que nada nem ninguém jamais poderá quebrar. 

É certo que o amor é um dos sentimentos mais maravilhosos que o coração do ser humano pode alojar. Porém, ele não é exclusivo dos seres humanos. Os animais também são capazes de sentir com tanta ou mais paixão e intensidade do que nós.

A importância do vínculo entre a criança e o seu animal de estimação

Tendo em conta que ter o amor incondicional de um bichinho é algo maravilhoso, é importante pensar em proporcionar a adoção de um animal de estimação que sirva como vínculo para os nossos pequenos e lhes dê valores e felicidade. Além disso, ao ser da criança, esta é outra “desculpa” para que pouco a pouco ela vá adquirindo responsabilidades.

“Quem pode acreditar que não há uma alma atrás daqueles olhos iluminados?”
-Theophile Gautier-

 

Neste sentido, a Fundação Affinity é um dos órgãos que mais tem estudado e defendido as vantagens de permitir que os nossos filhos cresçam com um animal de estimação ao seu lado. Esta organização já realizou vários estudos nos quais são demonstrados a importância e os benefícios de ter um vínculo com animais.

Podemos retirar inúmeros benefícios para os nossos filhos a partir das conclusões dos estudos, pois normalmente ter um animal de estimação melhora a qualidade de vida de toda a família, reduz o estresse, o índice de depressão, e até proporciona o equilíbrio físico e mental.

A relação entre a criança e o seu animal de estimação

No caso das crianças, segundo os estudos realizados pela fundação citada anteriormente, também existem um série de benefícios que permitirão que os nossos filhos sejam mais completos, felizes, autônomos, responsáveis e carinhosos. Vejamos então como melhora o desenvolvimento educativo e social da criança:

  • Uma criança que tem um animal de estimação que adora torna-se responsável pelo seu cuidado e alimentação de forma autônoma, altruísta e generosa. Obviamente todos estes valores são potencializados graças ao vínculo que ela cria com o bichinho.
  • A criança que se sente responsável por um animal e gosta de cuidar dele melhora bastante a sua autoestima. O pequeno se sente útil, percebe que faz um bom trabalho e ganha muita confiança nas suas possibilidades e capacidades.
  • O bom ambiente que é criado pela relação entre a criança e o seu animal de estimação permite também que o pequeno melhore a sua integração familiar. Um animal pode ser um elo de união muito forte entre os membros de um grupo.
  • O fato de a criança aprender a respeitar o seu animal de estimação desde muito cedo também lhe permitirá tomar consciência da necessidade de respeitar as outras pessoas e o meio ambiente.
  • A criança que cuida do seu animal e tem consciência de que faz isso bem ganha autoconfiança e competência. Desta forma ela irá se sentir mais responsável, mas ao mesmo tempo com um melhor equilíbrio emocional. De fato, 46% das crianças consideram o seu companheiro animal como uma fonte de apoio emocional muito forte.
  • Um animal de estimação é um apoio excelente para o pequeno nos maus momentos. A tristeza ou o medo são mitigados graças à companhia do amigo de quatro patas, que se oferece de forma incondicional a ajudar o seu jovem amigo.
“Não há melhor psiquiatra no mundo do que um cachorro lambendo o seu rosto.”
-Ben Williams-

cachorro-passeando

Como criar o vínculo entre a criança e o seu animal de estimação

Para que se crie um vínculo temos que ter em conta uma série de aspectos importantes:

  • Não pode ser algo forçado. Tem que surgir de forma natural. No entanto, se a criança assume responsabilidades como assegurar que o animal coma, tenha água limpa ou que esteja limpo, o vínculo aparecerá.
  • Nos passeios é importante que a criança acompanhe o adulto e participe da experiência. Isto também ajudará na criação do vínculo de forma natural.
  • Além da responsabilidade, a criança deve olhar para o animal como um amigo de brincadeiras e entretenimento. Desse modo ambos irão criar uma união indestrutível e muito enriquecedora.

Outros dados interessantes

Segundo os estudos realizados pela Fundação Affinity, as pessoas que tiveram contato com animais na infância geralmente têm menos problemas nas relações interpessoais, são mais alegres e motivadas e costumam se sentir menos ameaçadas.

É uma boa ideia deixar que uma criança e o seu animal de alma criem um vínculo indestrutível que a marcará para a vida e a fará mais feliz, completa e alegre. É um gesto bonito que nos acompanhará para sempre.

 

Fonte: A mente é maravilhosa

Imagem: Pascal Campion

Comentários