O seu filho está de férias mas você não?

O seu filho está de férias mas você não? Veja como pode lidar com a situação.

Em Junho as crianças entram de férias, mas a maioria dos pais não. Esta situação deixa os pais aflitos, mas pode ser contornada com flexibilidade e criatividade.

A retaguarda familiar é nestas alturas uma grande ajuda, mas nem sempre é possível. Recorrer a amigos e vizinhos, é útil para uma situação esporádica, para um dia diferente, mas não é solução.

Existem outras soluções que podem agradar os mais novos. Contudo, deve tentar democratizar este assunto e permitir aos seus filhos que estes participem também na escolha das actividades das férias de verão.
Mostre-lhes algumas opções de espaços educacionais: esta é uma ótima opção para os pais que precisam trabalhar durante as férias escolares. São locais de brincadeiras e educação, onde se paga o tempo de presença no espaço. Existem pacotes, mais económicos, geralmente semanais, que permitem que durante essa semana a criança usufrua de oficinas de arte, teatro, culinária, música, dança, jardinagem, entre outras. Existem também espaços de atividades físicas, com actividades desportivas, gincanas, piscina, dança, futebol entre outras ou ainda opções mais “radicais” como os acampamentos de férias. Estes são espaços onde as crianças viajam com monitores e participam de atividades de verão. Este tipo de opção é importante para trabalhar a autonomia da criança, já que ele terá de ser responsável pela gestão de todas as tarefas básicas do dia a dia.

girls-jump-rope

Tente conversar com os seus filhos e insira-os no processo de decisão. Deixe que o seu filho aprenda a opinar, a participar, a oferecer alternativas dentro de um conjunto de possibilidades que os adultos já decidiram.
Mas atenção, falamos de negociação. Não deixe que os seus filhos achem que são eles os reis e que eles é que mandam. Os filhos podem e devem participar, mas não são os únicos responsáveis pela decisão.
Os pais devem também ter algum cuidado para não exagerar, nas ocupações e actividades para as crianças. Tal como os adultos, as crianças também precisam de descansar e estar quietos. Às vezes, querem ficar em casa, sem fazer nada, porque isto as pacifica, tranquiliza e dá conforto. Não é porque estão de férias que todos os momentos devem ser de hiperactividade.

Por outro lado, mesmo o trabalhando durante a semana, os pais podem e devem-se esforçar para dar um toque diferente ao período de férias, procurando encontrar espaço para fazer coisas diferentes, que fujam à rotina, como por exemplo, levá-lo umas horas ao seu local de trabalho, organizar noites temáticas, um filme em conjunto, umas caminhadas depois do jantar, ou um simples lanche debaixo de uma cabana construída com lençóis.

Ficam algumas sugestões para Braga, onde os seus filhos podem passar umas férias divertidas:

Comentários