Quando o seu filho não quer dormir…

Ahh, dormir. Aquela anomalia maravilhosa e indescritível que os pais valorizam acima de tudo.

Isto não custa um cêntimo. E ainda existem as necessidades da vida – e em particular aqueles ladrões de sono que nós chamamos de crianças – significa que nunca parecemos ter o suficiente.

Dormir é muito importante para o desenvolvimento do cérebro da criança, mas as crianças dão menos valor em ter de dormir do que os seus pobres e deprimidos pais. Como podemos ajudar os nossos filhos a adormecer calmamente? Descubra a razão pela qual o seu filho está a lutar contra isto, é o primeiro passo para encontrar a solução.

Será a hora de ir para a cama o momento certo?

As crianças devem ter um horário regular de ir para a cama e uma rotina que os ajude a acalmar. Isto poderá incluir uma bebida quente, um banho ou a leitura de um livro. Se o seu filho mantém-se acordado depois das luzes estarem desligadas, o momento de ir para a cama poderá ser mais tarde ou mais cedo. As crianças que se mantém acordadas até demasiado tarde podem alcançar a fase do sono mais profunda na qual eles não conseguirão adormecer, tornando-se mal – humorados e irracionais. Por outro lado, colocar o seu filho fora da cama muito cedo, fará com que ele se sinta frustrado enquanto ele está na cama, não estando ainda preparado para dormir. Tente reconhecer os sinais de cansaço do seu filho e ajuste a hora de ir dormir de acordo com isso. Reavalie a hora de ir para a cama as vezes necessárias e adapte conforme o seu filho vai crescendo.

Medos da hora de ir dormir

Nós todos conseguimo-nos lembrar do terror de ter um pesadelo enquanto crianças. Os pesadelos são comuns na infância, existem certas medidas que podemos tomar para diminuir a frequência. Uma cama deve ser relaxante e calma. Veja o que está visível da cama dos seus filhos. Remova tudo o que eles possam achar assustador. As crianças têm muita imaginação; até mesmo os bonecos normais podem parecer assustadores quando as luzes estão desligadas. Rodeie o ambiente onde o seu filho dorme com objetos que o façam sentir feliz e relaxado. Isto poderão ser fotos em família ou posters. Encoraje-os a pensar em coisas felizes antes das luzes se desligarem.

Desligue tudo o que seja tecnologia

Os especialistas recomendam desligar tudo o que seja tecnologia pelo menos uma hora antes da hora de ir dormir para deixar as nossas mentes relaxarem em preparação para dormir. Isto aplica-se a jovens e adultos! Torne a tecnologia fora da rotina das crianças no que diz respeito à hora de dormir. Evite programas de televisão que poderão assustar, filmes e livros mesmo antes da hora de ir dormir, ao fazer isto ajudará a diminuir os pesadelos.

Mantenha o conforto

Se o seu filho está confortável, dormirá mais durante a noite. Assegure que a cama, roupas de dormir e a temperatura do quarto não estão nem muito quentes nem muito frias. Garanta que há espaço na cama do seu filho! Demasiadas almofadas e bonecos podem atrapalhar uma boa noite de sono. Não durma também com um animal de estimação – beijos e aconchegos do amigo peludo poderão acordar o seu filho.

Durma num quarto confortável e escuro. A luz transmite ao corpo que é hora de acordar, com certeza que quererá evitar isso durante a noite. Se o seu filho tem mesmo medo do escuro, tente uma luz noturna.

Texto traduzido por Vanessa Trigo

Pode ver o original aqui.

Comentários