Falar de bullying no Dia Internacional da Família
Em 1993, a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 15 de Maio como Dia Internacional da Família. O objectivo da ONU é, neste dia chamar à atenção para determinadas questões que influenciam o dia-a-dia da Família.
Esta semana, não podemos deixar passar o Dia Internacional da Família, sem falar de um problema que deixou em choque muitas famílias. O bullying.
O bullying é uma forma de pressão social, que pode ser física ou verbal e que acarreta traumas muito importantes na vida das vítimas.
O Portal do Bulling deixa alguns sinais de alerta para pais e professores:
- Ira intensa
- Ataques de fúria
- Irritabilidade extrema
- Frustrar-se com frequência
- Impulsividade
- Auto-agressão
- Poucos amigos
- Dificuldade para prestar atenção
- Inquietude física
Veja este vídeo realizado pela Nickelodeon sobre o Bullying. Importa não ficar calado e pedir ajuda.
Os recentes acontecimentos deixaram as famílias a pensar igualmente no caso dos agressores e quais as falhas educacionais que podem dar origem a este tipo de comportamentos.
O Portal do Bullying aponta algumas estratégias educativas para evitar o aparecimento, ou ajudar a controlar condutas agressivas:
Estabelecer limites claros.
Definir quem é a autoridade – Autoridade vem do latim Auctorias que significa aumentar, fazer crescer, acrescentar. Se a autoridade for exercida com este significado estaremos a contribuir para garantir a segurança das crianças/alunos e a trabalhar no favorecimento da sua auto-estima.
É necessário reflectir para que serve a autoridade.
Corrigir.
Reforçar.
Sancionar (mas de forma adequada – para que um castigo seja eficaz, deve ser pontual, e não frequente e proporcional à conduta, devendo cumprir-se necessariamente).
Manter um adequado nível de coerência entre os pais.
É importante que haja uma concordância entre a disciplina da casa e da escola.
É importante responsabilizar as crianças para os seus actos.
Ensinar estratégias alternativas de resolução de conflitos.
Trabalhar no sentido da aceitação da frustração.