Coaching de Conflitos – O que é?
Uma nova abordagem na mediação de conflitos é hoje protagonizada e defendida por muitos especialistas, tanto na área do direito, como na área do desenvolvimento e comportamento humano, apresentando novos caminhos para o equilíbrio dos sistemas.
É neste contexto que surge a proposta do Coaching de Conflitos, ou se quisermos estreitar o seu âmbito, o coaching de relacionamentos ou o coaching familiar e parental. Assente numa perspetiva mais humanista, holística e positiva, propõe a possibilidade de através de um processo de empoderamento das partes e da melhoria das competências de comunicação de cada um dos envolvidos, conduzir os indivíduos a definir metas de satisfação mutua; a estabelecer e manter rapport e a ter em atenção os sentimentos e emoções que despertamos no outro e que o outro desperta em nós.
O coaching de conflitos é um processo individual, onde o coach ajuda os indivíduos a ganhar maior competência e confiança para gerir os seus conflitos e disputas interpessoais, de forma independente.
É um processo focado no futuro que se concentra em ajudar os clientes/coachees a alcançar seus objetivos e resultados específicos na gestão de conflitos.
O coaching oferece aos clientes a oportunidade de desenvolver uma visão sobre o seu próprio estilo de resolução de conflitos, identificando os seus próprios interesses e os dos outros, permitindo desenvolver competências para resolver conflitos de maneira construtiva e conciliadora, através da pratica de formas alternativas que vão substituir os comportamentos habituais, padronizados e contraproducentes, por outros, que vão permitir uma resolução do problema de forma eficaz e satisfatória.
Através da sua metodologia e ferramentas, o coaching também aborda questões que geram o empoderamento, a restauração do valor do indivíduo, a sua força e capacidade para lidar com os problemas da vida, reconhecendo os seus problemas e os problemas dos outros com empatia.
Através desta tomada de consciência individual, as partes poderão perceber o conflito como oportunidade de crescimento e reconhecer o potencial transformador do coaching, que colabora com o coachee no sentido de olhar para o futuro, retirando o foco do passado, permitindo que este não permaneça com a sua mente saturada com o problema. Onde está o nosso foco, estarão também as nossas forças.
Ao deixar de olhar para o conflito como algo negativo, o coaching abre novas portas nesta matéria, uma vez que lhe é permitido atuar também de forma preventiva, evitando a escalada do conflito e a consequente transformação do mesmo em litígio.
Sofia Cid – Coach e Mediadora Familiar Sistémica
Affectum
(+351) 915 270 270