Recasamento: Novas Famílias, Novos Desafios
O presente estudo insere-se num Projeto de Doutoramento em Psicologia da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) em colaboração com investigadores da Universidade do Estado de Utah (EUA). É um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia por uma Bolsa de Doutoramento (PD/BD/143069/2018), pelo Centro de Psicologia da Universidade do Porto (FCT UID/PSI/00050/2013) e pelo FEDER através do programa COMPETE 2020 (POCI-01-0145-FEDER-007294).
Objetivo: O presente estudo tem como principal objetivo estudar os fatores protetores e de risco das relações conjugais de recasamento.
Quem pode participar: Para participar é necessário estar numa relação conjugal heterossexual com uma duração igual ou superior a 6 meses em que pelo menos um elemento do casal já tenha sido casado ou tenha estado em união de facto anteriormente.
Como participar: Leia atentamente as instruções que lhe são apresentadas. Não existem respostas certas nem erradas. Pretendem-se respostas o mais espontâneas possível e que reflitam aquilo que está a pensar neste momento. É importante que preencha sozinho(a). A duração máxima prevista para concluir o questionário é de 20 minutos.
Garantia da confidencialidade: Este estudo foi aprovado pela Comissão de Ética da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP). O preenchimento deste questionário é confidencial. Os dados recolhidos serão armazenados numa base de dados protegida em que só os investigadores terão acesso. A sua participação é voluntária, podendo desistir a qualquer momento.
Divulgação dos resultados: Os resultados do estudo serão divulgados através do envio, por e-mail, de um documento síntese com a explicação das principais conclusões quando este for solicitado pelo participante. O seu contributo e o contributo do(a) seu(sua) companheiro(a) são extremamente valiosos não só para a ciência, mas principalmente para a prática psicológica clínica.
Se atualmente está numa relação amorosa em que pelo menos um membro do casal já foi anteriormente divorciado(a)/separado(a) ou viúvo(a) este estudo é para si!
Participe respondendo ao questionário online anónimo e contribua para a investigação científica sobre o estudo dos desafios relacionais destes novos casais e das suas novas famílias!
PARTICIPE AQUI – Este inquérito é anónimo
Para esclarecimentos adicionais, por favor contactar:
carinasantos@fpce.up.pt | mmartins@fpce.up.pt | recasamento.familias.desafios@gmail.com
937 300 094
Equipa de Investigação: Carina Santos, Katarina Guedes, Brian Higginbotham, Maria Emília Costa e Mariana Veloso Martins