Não, eu não estava preparada para ser mãe!

Não eu não estava preparada para ser mãe naquela manhã de Inverno em que dois tracinhos surgiram no teste de gravidez.

E não, eu não estava preparada para ser mãe naquela noite de Verão que se lhe sucedeu.

Quando somos mães o nosso conta quilómetros marca outra vez zero e o mundo começa novamente. Quando somos mães, desaprendemos tudo o que achavamos que sabíamos. Desconhecemos aquilo que outrora havíamos conhecido.

Quando nos tornamos mães a nossa atenção redireciona-se, aperfeiçoa-se. E a intuição passa a ser utilizada como se de um instrumento real se tratasse.

Não, eu não estava preparada para ser mãe. Nem naquele dia. Nem nos que lhe sucederam.

E sim, comprei livros. Ouvi milhentas opiniões, conselhos e mezinhas. Frequentei todas as sessões de preparação para o parto. Muni-me de contactos com outras mães. Pesquisei na internet. Procurei profissionais e técnicos da área para me esclarecerem.

Mas não, eu não estava preparada para ser mãe.

E naquela noite, com ela sobre o meu peito eu sabia que não era nada daquilo que tinha imaginado. Era mais, muito mais. Não estava preparada para ser atropelada, envolvida de tanto amor. Não estava preparada para descobrir que o meu coração tem um espaço que não imaginava. Nem para sorrir ou me emocionar só de olhar para ela e para as suas conquistas.

Não estava preparada para tudo passar a ter um valor tão relativo perante o bem-estar da minha filha.

No fundo, não estava preparada para amar tanto. Um amor que nos faz sentir minúsculos, que nos faz crer que o nosso coração não cabe no peito. E que passa a viver fora dele depois disso.

Eu não estava preparada para ser mãe. Nunca estamos. Hoje ainda não estou, porque à medida que ela cresce, o meu amor cresce com ela e vai tomando proporções inimagináveis.

Texto de Cristele Matias

O meu nome é Vânia Cristele Matias. Sou mãe há 10 meses. 😉
Sou Terapeuta Ocupacional, trabalho a vertente emocional e dou sessões de aconselhamento parental.
A área das emoções e da parentalidade é a minha paixão. 

Comentários