A alimentação começa no exemplo!

Sempre adorei doces e salgados e comida em geral. Depois de engravidar a alimentação começou a ganhar outra atenção da minha parte. Lentamente fomos alterando certos hábitos alimentares.

Compramos mais fruta, consumimos mais legumes, comemos peixe com muito mais frequência e temos sopa todos os dias.

Sim eu sou aquela mãe chata que não permite que ninguém se aproxime da minha filha com um docinho. Não porque acho que a vou manter afastada dos doces até fazer 18 anos, mas porque ainda não tem 1 ano sequer.

Sim eu sou aquela mãe que não vê necessidade de doces antes dos 2 anos. E que depois do ano usa sal, mas com parcimónia.

Sim eu sou também aquela mãe que não se importa se a filha está ou não gordinha. Aliás, a saúde vai muito além do peso.

E sim, eu sou aquela mãe que não tinha cuidado com a alimentação. Mas que para a minha filha quero o melhor. E se isso implicar maior esforço na dinâmica familiar, tudo bem. (Sim porque a comida rápida e pré cozinhada já era 🙂 )

Sim eu sou aquela mãe que já está a devorar livros de receitas porque em breve ela terá um ano e as refeições serão conjuntas. Não podemos querer que os nossos filhos tenham uma alimentação saudável, quando não a temos. A criança tem de sentir que comer bem é uma coisa natural . Os bróculos não são monstros e as maçãs só prejudicaram a branca de neve.

Na nossa cultura a comida está muito relacionada com manifestações de afeto. Não é à toa que distribuímos caixas de chocolates em série no natal. Mas cá em casa a mudança de hábitos a alimentares foi a maior prova de amor .
Acreditamos que não mostramos mais amor com um chupa chupa ou um pacote de batatas fritas do que com um abraço.

Porque no fundo, esta viagem pela alimentação saudável começou por ela, e como todas as viagens tem muito mais sentido quando feita em família.

Texto de Cristele Matias

O meu nome é Vânia Cristele Matias. Sou mãe há 10 meses. 😉
Sou Terapeuta Ocupacional, trabalho a vertente emocional e dou sessões de aconselhamento parental.
A área das emoções e da parentalidade é a minha paixão. 

Comentários